31 de março de 2008

O mundo subtil dos sentidos humanos, por Arnaldo V. Carvalho

O objectivo dessa série de textos é colocar na balança as partes de nosso aparelho sensitivo, e observarmos como suas relações são fundamentais e precisam estar em equilíbrio.

Entraremos filosoficamente num mundo de pelo menos 6 sentidos, e se for possível que consigamos recuperar seu equilíbrio, termos certamente pessoas mais felizes e um mundo melhor. Amém!

INTRODUÇÃO: Equilíbrio entre os sentidos
Visão e audição. Esses dois sentidos são tão importantes para definir o concreto para o ser humano, que praticamente tudo o que foi inventado para avaliar e comunicar está sempre ligado a uma ou mais dessas percepções. Primeiro vieram as fotografias, e quase que ao mesmo tempo o rádio. E logo depois o cinema, o telefone, a TV, fax. Aliás, antes disso ainda, a escrita! Agora temos a Internet, e a "realidade virtual" das mais modernas é feita de óculos e fones, onde tudo o que fazemos é ver e ouvir. Somos holofotes e auto-falantes ambulantes.(Ver +)

Os sentidos I - O olfacto, a espontaneidade e a autenticidade
Pouca gente sabe que o olfato é fundamental para uma vida humana plena. Poucos sabem que a perda do olfato cria quase sempre um estado depressivo na pessoa acometida. Poucos sabem que as memórias emocionais podem ser acessadas – mesmo as mais antigas – de maneira direta através de um cheiro... Poucos sabem que a mãe precisa entrar em contato olfativo com seu bebê para desencadear uma série de processos de reconhecimento maternais – que se traduzem em funções fisiológicas e natureza emocional. É esse acesso, ao primitivo, sutil, que nos traz um contato com uma realidade visceral humana. (Ver +)

Próximo sentido: VISÃO. Aguarde!!