14 de março de 2008

À descoberta dos óleos essenciais, por Maria Helena Magalhães

Óleos que tratam o corpo e lavam a alma, eis uma definição possível para os óleos essenciais. Em concreto, porém, o que são?

Óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas medicinais aromáticas, mantendo as características fitoquímicas, fitoterápicas e organolépticas dessas mesmas plantas, ou seja, como que plasmam a “inteligência” da planta.

Antes, porém, de qualquer abordagem às propriedades fitoterápicas dos óleos essenciais, convém esclarecer, mesmo que de forma sintética, a diferença e ao mesmo tempo correlação entre aromatologia e aromaterapia.

Recorrendo ao site "Aromatologia e Aromaterapia", coordenado pelo Prof. Arnaldo V. Carvalho - reconhecido terapeuta brasileiro, com quem tive o privilégio de fazer formação específica em aromaterapia - encontramos a seguinte definição: "Aromaterapia é o tratamento utilizando óleos essenciais, realizado em seres humanos, mas também em animais e vegetais. Aromatologia é o estudo geral dos óleos essenciais e seus derivados, unindo diferentes fontes de saber, tais como a farmacologia, a antropologia médica, as medicinas tradicionais, a química, a clínica, a fitoterapia, etc. Ou seja, é a partir dos estudos desenvolvidos pela aromatologia que se desenvolvem novas aplicações e entendimentos para o uso dos óleos essenciais na terapias, ou seja, na aromaterapia." (Ver +)